Pastorais

Pastoral da Pessoa Idosa

1) OBJETIVO:

A Pastoral da Pessoa Idosa tem como objetivo ou missão, a promoção e a valorização da Pessoa Idosa, dando-lhe a oportunidade para melhorar sua qualidade de vida, respeitando seus direitos por um processo educativo integrado à sua família e à comunidade. Ela age de acordo com os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil de construir uma sociedade livre, justa e solidária (Art. 1 da Constituição Federal).

2) RESPONSAVEL NA PAROQUIA:  Frei Jorge Luis Maoski

3) COORDENAÇÃO: Wanda Mendonça e Maria Lúcia Botini

4) REUNIÕES:

As próximas  acontecerão com os participantes do curso e os capacitadores no dia 07 de junho e 05 de julho de 2010, às 19h30.

(veja fotos do encontro na galeria de fotos)

5) DADOS HISTÓRICOS:

O ano de 1993 é considerado o marco histórico na criação da Pastoral da Pessoa Idosa, pois nesse ano, no mês de setembro, houve um encontro entre duas pessoas idealistas: Dra. Zilda Arns Neumanm, coordenadora nacional da Pastoral da Criança e Dr. João Batista Lima Filho, médico geriatra, que na época era Presidente da Sociedade Brasileira de geriatria e Gerontologia, secção Paraná. Encontraram-se no aeroporto de Londrina e, devido ao mau tempo, tiveram de esperar horas, conversando. Segundo a Dra. Zilda Arns, muitos líderes idosos pediam orientações para seus diversos problemas, além do problema da visita as crianças, os líderes encontravam pessoas idosas. Esses líderes gostariam de saber orientar também sobre questões de envelhecimento. Dr. João Batista argumentava que a SBGG gostaria de oferecer algum atendimento ou acompanhamento às pessoas idosas de nosso país, pois o povo brasileiro está envelhecendo e dizia sobre a necessidade de descobrir uma forma de fazer chegar este conhecimento a toda população. Desse encontro entre os dois doutores nasceu a idéia de um trabalho conjunto em prol das pessoas idosas.

O acontecimento foi o marco histórico para atingirmos onde estamos, após o espaço de 1993 até 2004, quando no mês de abril, durante a Assembléia geral dos Bispos dôo Brasil, ocorrida em Itaici,-São Paulo, foi aprovada a proposta de criação da Pastoral da Pessoa Idosa. Foram indicados para organizar e coordenar esta Pastoral Drª Zilda Arns e Dom Aloysio para acompanhar o projeto. Após ter sido encaminhada a todas as Dioceses do Brasil,  para saber sobre e quais ações pastorais voltadas às Pessoas idosas já estavam sendo desenvolvidas, o resultado da pesquisa serviu e base para a Assembléia de Fundação da entidade, que aconteceu nos dias 2 a 5 de novembro de 2004, com a participação de 49 pessoas de todas as regiões dôo Brasil. Foi escolhido o nome da Pastoral, aprovado por unanimidade o nome de Pastoral da Pessoa Idosa e a data da fundação ficou sendo o dia 05 de novembro de 2004.

A Lei nº 10741, de 01 de outubro de 2003, já havia aprovado o estatuto do Idoso.  (Dados obtidos no Guia do Líder).