Pastorais

Pastoral da Família

O objetivo central é a evangelização da Família. A Pastoral Familiar é uma ação organizada e planejada, que se realiza na Igreja e com a Igreja, por meio de agentes específicos, capazes de oferecer os instrumentos necessários para a formação da família fornecendo orientações para a vivência familiar; levando à todos a Boa Nova do Sacramento do Matrimônio; transformando a sociedade pela obra de evangelização humana e cristã; defendendo e promovendo a vida e o amor, como valores essenciais da dignidade humana.

2) Responsáveis: Entrar em contato com a secretaria paroquial

3) Reuniões: Quando há necessidade de formação para os agentes de Pastoral, ou caso contrário, as reuniões se realizam junto com a Pastoral de Conjunto.

4) Trabalhos: A Pastoral Familiar age, basicamente, em três campos ou etapas de atuação:

a) Pastoral Familiar Pré-Matrimonial: Catequese da 1ª Eucaristia; Perseverança; Catequese da Crisma; Catecumenato; Curso de Noivos; Recepção aos Noivos.
b) Pastoral Pós-Matrimonial: Recém-Casados; Catequese do Batismo; E.C.C.; E.N.S.; Mãe Peregrina;
c) Casos Especiais:Legitimação.

5) Contato: Secretaria da Paróquia ou através dos coordenadores;

6) Dados históricos: A Pastoral Familiar existe em nossa paróquia, já há algum tempo, mas não tinha uma coordenação, devido as Pastorais especificas funcionarem independentemente. Foi a partir de Agosto de 2005 que assumimos a coordenação da Pastoral, e desde essa data, estamos trabalhando para reestruturar e unificar seu organograma.

É importante que todos nós trabalhemos na Pastoral Familiar com muita abertura de coração, para sermos e Formarmos famílias a exemplo da Santíssima Trindade. Na Paróquia e em nossas comunidades, queremos gerar famílias bem estruturadas e bem abertas ao diálogo e à contribuição mútua. Tudo com muita união, alegria, disponibilidade e espírito de serviço.