SETEMBRO, MÊS DA BÍBLIA...

por: Célia da Conceição Brito Castilho
Ou podemos dizer que a igreja com suas riquezas, reservou, com muita sabedoria, este mês para meditarmos este livro tão especial e sagrado, que chamamos de “Bíblia”.

Você sabia que o significado da palavra Bíblia vem do grego, e que quer dizer “Livros”, e que nela contém 73 livros, ou seja, uma grande coleção de livros à nossa disposição?

Aí perguntamos. Quem os escreveu?

E temos uma maravilhosa resposta, na qual sabemos que foram homens inspirados por Deus, com sua plena sabedoria. A Sagrada Escritura é a própria Palavra de Deus, redigida sob a inspiração do Espírito Santo. Através deste Livro Sagrado, Deus revela todo seu amor para com a humanidade.

É por este motivo que a igreja sempre venerou as divinas escrituras, como também o Corpo do Senhor. Ela não cessa de apresentar aos fiéis o pão da vida e também incessantemente seu alimento e sua força, pois nela não acolhe somente uma palavra humana, mas a verdadeira palavra de Deus.

Na Sagrada Escritura, Deus fala aos homens, à maneira dos homens. Para bem interpretar a escritura é preciso, portanto, estar atento pois, por mais diferente que sejam os livros que a compõem, a escritura é uma, em razão da unidade do projeto de Deus.

Devemos nos espelhar nas palavras de Santo Agostinho que diz: “A Bíblia foi escrita para ajudar a decifrar o mundo, para nos devolver o olhar da fé e da contemplação, e para transformar toda a realidade numa grande revelação de Deus”.