SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

“Tomai sobre vós o meu jugo e sede meus discípulos, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas” (Mt 11,29).

Contemplando o Sagrado Coração de Jesus, símbolo do amor de Deus transformado em amor humano, nasceu, entre os séculos XIII e XIV, nas regiões da França e da Alemanha, a devoção ao Sagrado Coração. Sua festa começou a ser celebrada a partir do século XVI, sobretudo na França. No entanto, o culto ao Sagrado Coração de Jesus é bem mais antigo, esteve presente já no início da Igreja como refúgio para todas as misérias e sofrimentos da alma humana.

No dia 23 de junho a Igreja celebra a solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Celebra, nesta data, o próprio Jesus Cristo que passou fazendo o bem. Celebra o amor de Deus que se encarnou em Jesus Cristo e, através de sua Cruz, foi derramado sobre toda a humanidade por seu coração transpassado pela lança do soldado.

Esta devoção está associada a inúmeras graças, reveladas a Santa Margarida Maria Alacoque nas “Promessas de Nosso Senhor Jesus Cristo aos devotos de seu Sacratíssimo Coração”:
1- Darei às almas dedicadas ao meu Coração todas as graças necessárias ao seu estado;
2- Farei reinar a paz em suas famílias;
3- Eu as consolarei em suas penas;
4- Serei seu refúgio seguro durante a vida e, sobretudo, na hora da morte;
5- Derramarei copiosas bênçãos sobre todos os seus empreendimentos;
6- Os pecadores acharão em Meu Coração a fonte e o oceano infinito da misericórdia;
7- As almas tíbias se tornarão fervorosas;
8- As almas fervorosas elevar-se-ão rapidamente a uma grande perfeição;
9- Abençoarei as casas em que se achar exposta e for venerada a imagem do Meu Coração;
10- Darei aos sacerdotes o dom de tocar os corações mais endurecidos;
11- As pessoas que propagarem esta devoção terão seus nomes escritos indelevelmente no Meu Coração;
12- O amor todo-poderoso do Meu Coração concederá a todos os que, por nove meses seguidos, confessarem-se e comungarem na primeira sexta-feira, a graça da perseverança final;