ARCANJOS RAFAEL, MIGUEL E GABRIEL - 29 de Setembro

por: Frei Carlos Ignácia, OFM.
A Igreja Católica, guiada pelo Espírito Santo, herdou do Antigo Testamento a devoção e veneração a estes três arcanjos e considera-os poderosos intercessores dos eleitos ao trono do Altíssimo.

Arcanjo Rafael: "Deus te cura".

Este Arcanjo tem como sua principal característica ajudar na cura dos doentes e, por isso, é o guardião da saúde. Ele age principalmente nas instituições sociais, nos hospitais e até mesmo em casas que estejam precisando de sua ajuda.
Além de influenciar na saúde física dos seres humanos, este arcanjo também age sobre a saúde do espírito, ou seja, está sempre procurando confortar as pessoas nas horas de desespero e acalmar os sofrimentos interiores. Além disso, também é o responsável e guardião dos talentos criativos.
Na Bíblia Sagrada, o Arcanjo Rafael é citado no Livro de Tobias como o Arcanjo enviado por Deus para curar a cegueira de Tobias e acompanhá-lo numa longa e perigosa viagem para conseguir uma esposa.

Arcanjo Miguel: "o que é um com Deus".

Miguel é considerado o chefe dos exércitos celestiais e o padroeiro da Igreja Católica Universal. É o anjo do arrependimento e da justiça. Seu nome é citado por primeiro pelo profeta Daniel como príncipe protetor do povo de Deus (Dn 12). No capítulo 12 do Livro do Apocalipse encontramos seu nome como guerreiro que, junto com seus anjos, luta contra Satanás e suas legiões, derrotando-o. Na carta de São Judas Miguel é apresentado como protetor dos justos.
A Igreja Católica tem uma grande devoção por São Miguel Arcanjo, especialmente para pedir-lhe que nos livre das ciladas do demônio e dos espíritos maléficos. E quando o invocamos, ele nos defende, com o grande poder que Deus lhe concedeu, e nos protege contra os perigos, as forças do mal e os inimigos.

Arcanjo Gabriel: "Homem de Deus".

É o Arcanjo da Esperança, da Anunciação, da Revelação, sendo comumente associado a uma trombeta - é a Voz de Deus, o transmissor das boas novas.
Foi Gabriel quem anunciou ao profeta Daniel a vinda do Redentor. Gabriel é o mensageiro do maior evento realizado na história, o nascimento de São João Batista e, sobretudo, a Encarnação do Filho de Deus. Ele cumprimenta Maria com as palavras: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo”. Segundo a tradição, Gabriel e seus anjos são os mensageiros das boas notícias, nos ajudam a dar bom rumo e direção à nossa vida, nos dão compreensão e sabedoria. É a ele que recorremos quando necessitamos desses dons.