SÃO FRANCISCO E A EUCARISTIA

por: ANTONIO CARLOS DA SILVA BARROS
Em 7 de outubro de 2004, nosso santo e saudoso Papa João Paulo II, através da Carta Apostólica “Mane nobiscum Domine”, estabelecia um ano especial para a Igreja, conhecido como “Ano da Eucaristia”, dedicado ao Santíssimo Corpo e Sangue do Senhor Jesus.

No coração do Santo Padre estava um cuidado todo especial para os frutos espirituais presentes nesse “Mistério da Fé”, “Mistério de Vida” e “Mistério de Luz”. Pedia que o Cristo Ressuscitado, como fez em Emaús, abrisse também nossos corações diante do “partir do pão”. Assim nos sentiríamos saciados frente a tantas situações difíceis de enfrentar como a guerra, a fome, o desemprego, a instabilidade do viver humano. Fez um convite que os cristãos tomassem consciência da presença do Cristo “com uma celebração mais sensibilizada, com uma adoração prolongada e fervorosa, com um maior compromisso de fraternidade e de serviço aos mais necessitados”.

Francisco dizia que nada enxergava corporalmente de Jesus Cristo neste mundo “senão o Santíssimo Corpo e Sangue”. Pedia aos franciscanos que sempre mostrassem reverência e honra diante do Senhor Eucarístico, e, era tão cioso que sempre zelava por manter os altares limpos e organizados, pois o Senhor estava ali.

Muitas vezes, emocionado diante do Santíssimo, chorava copiosamente lembrado do amor de Deus por cada um de nós, ao tornar-se Pão para nossa alimentação e salvação.

Que, neste encerramento do Ano da Eucaristia, nosso coração e nossos modelos de vida, possam ser envolvidos por estas duas pessoas, santas e maravilhosas, o Papa João Paulo II e Francisco de Assis, colocando no coração do Cristo Eucarístico todas as nossas necessidades, dificuldades e ânsias, acreditados em sua mensagem que nos diz: “Vinde a mim, vós que estais cansados e aflitos, que eu vos aliviarei”. E, que, ao adentrarmos nossa igreja, extasiados como Francisco, possamos reverenciá-lo rezando profundamente:
“Nós vos adoramos, Santíssimo Senhor Jesus Cristo, aqui e em todas as vossas igrejas que estão no mundo inteiro, e vos bendizemos porque pela vossa santa cruz remistes o mundo”.