Catequese e família. Por quê - parte 2

Sejam bem vindos catequisandos, pais, amigos e catequistas.

Família: primeira escola da fé

Família e catequese possuem entre si uma relação dialética. A família será cristã se desde o seu início for uma família que une fé e vida, e que, por tanto, catequiza a todos os seus integrantes. A catequese será eficaz e atingirá os seus mais importantes objetivos se acontecer de maneira viva e firme na vida familiar.

A família é e sempre será a primeira escola de fé, porque nela o testemunho dos pais fala mais que qualquer outra palavra, qualquer gesto ou imagem. Não há melhor forma de catequizar do que as atitudes tomadas pelos pais e que são percebidas, entendidas e assimiladas com interesse, curiosidade e amor pelos filhos.

O amor a Deus é uma graça que precisa ser comunicada aos filhos, para que eles façam também esta experiência. Mas, o amor não se mostra com palavras ou com idéias e poemas, o amor é mostrado com e pela vida. Educar para o amor só se faz amando no concretamente.

A família, onde o amor deve ser uma realidade constante e crescente, é o melhor lugar para educar, mostrando praticamente o valor, a necessidade, a importância, a beleza do amor e de amar.

Quem fala de amor fala de Deus (Cf 1Jo 4, 16). Na medida que há um real testemunho de amor na família e pela família, há igualmente uma positiva e verdadeira experiência de Deus. Ele não é apenas uma idéia ou uma imposição dos pais, mas torna-se uma necessidade e um companheiro de caminhada.

A família é a primeira escola catequética, porque a família é mesmo a primeira Igreja de cada pessoa. A família com seu testemunho vivo e diário de fé é a fonte mais necessária de uma evangelização que vai formando pessoas novas para um mundo novo que exige posturas novas, visando sempre à concretização do Reino de Deus entre nós, através de nós e para nós.

Pe. Mário Sérgio S. Baptistim