Artigos

SÃO VICENTE DE PAULO - O Apóstolo da Caridade – 27 de setembro

por: Pedro Norberto
Caridade, segundo o Dicionário Aurélio, é o amor que move a vontade na busca efetiva do bem de alguém ou de outra pessoa.


Portanto a caridade caminha lado a lado ou junto com o amor. Para se chegar a ela ou para ter um compromisso com ela, é necessário desprendimento, é preciso esquecer um pouco os nossos interesses, invertendo o que nos ensina o mundo e colocando em prática aquilo que São Vicente de Paulo nos deixou como exemplo.

Ele nasceu pobre, mas teve uma rápida ascensão na alta sociedade medieval sendo ordenado padre aos 19 anos. Apesar de ter sido um homem com pouco tempo para os livros, achou todo o tempo do mundo para tratar e distribuir alívio espiritual e material aos mais carentes de corpo e alma.

Fundou e organizou instituições voltadas para a caridade. A Confraria das Damas da Caridade, Os Servos dos Pobres, a Congregação dos Padres da Missão e principalmente As filhas da Caridade. A boa vontade e determinação de São Vicente de Paulo os levaram aos palácios e as casas ricas para pedir tudo o que pudessem dar para levar a seus pobres.

Que a vida e obra de São Vicente de Paulo toquem a nossa sensibilidade para que abramos em nós um espaço para acolher, para ouvir e para ajudar, nunca esquecendo que os pobres que buscamos ou encontramos podem morar perto ou longe de nós. Podem ser material ou espiritualmente carentes. Podem estar famintos de pão ou de amizade e podem precisar de roupas ou do amor de Deus através de nós. Podem precisar do abrigo de uma casa feita de tijolos e cimento ou de confiança, acolhimento e proteção no abrigo de nossos corações.