Artigos

Bem Aventurada MADRE TERESA DE CALCUTÁ – 05 de setembro

Ganxhe Bojaxhiu nasceu em 26 de agosto de 1910, na cidade de Skopie, capital da Macedônia, em uma família católica. Antes de completar 12 anos já sentia o desejo de ser missionária. Ainda criança entrou para a congregação Mariana das Filhas de Maria. Em 1931 escolheu para si o nome de Teresa, inspirada pela Santa Teresa D´Avila.


Enquanto rezava em silêncio ao Senhor sentiu um forte chamado para deixar o convento e entregar-me ao serviço dos pobres, vivendo entre eles. Como parte de seu trabalho, recebeu a permissão da Santa Sede para levar os moribundos das ruas para um lar onde eles pudessem morrer em paz e dignidade, também abriu um orfanato.

Gradualmente, outras mulheres se uniram a ela de modo que, em 1950 recebeu a aprovação oficial do Papa Pio XII para fundar uma congregação de religiosas, as Missionárias da Caridade, que se dedicariam a servir aos mais pobres entre os pobres. Já nessa época as Irmãs Missionárias da Caridade somavam mais de 4 mil, espalhadas por 95 países, e todas as nações.

Medre Teresa faleceu no dia 5 de setembro de 1997, vítima de uma parada cardíaca. Milhares de pessoas de todo o mundo se congregaram formando várias filas na Igreja de Santo Tomás para despedir-se dela.

“Qualquer ato de amor, por menor que seja, é um trabalho pela paz.”
Madre Teresa de Calcutá

“Quem quiser ser o primeiro entre vós, faça-se servo de todos” (Mc 10, 44). Madre Teresa deixou-se guiar por esta lógica, ia a todos os lugares para servir Cristo nos mais pobres entre os pobres. Nem conflitos nem guerras conseguiam ser um impedimento para ela, sempre intervinha a favor da vida e contra o aborto, também quando lhe foi conferido o prêmio Nobel pela paz (Oslo, 10/12/1979).

Muitas vezes experimentou o sofrimento e até mesmo a recusa. Nestes momentos mais difíceis ela recorria com mais tenacidade à oração diante do Santíssimo Sacramento. Gostava de repetir que a maior pobreza é não sermos desejados, não ter ninguém que se ocupe de nós.

Prestemos honra a esta pequena mulher apaixonada por Deus, humilde mensageira do Evangelho e infatigável benfeitora da nossa época. Aceitemos a sua mensagem e sigamos o seu exemplo. Virgem Maria, Rainha de todos os Santos, ajuda-nos a ser mansos e humildes de coração como esta intrépida mensageira do Amor. Ajuda-nos a servir com a alegria e com o sorriso todas as pessoas que encontramos.
(Trechos da homilia de João Paulo II, na solenidade da beatificação de Madre Teresa – 19/10/2003)