Coleta da solidariedade: para onde vai o dinheiro ofertado

A Campanha da Fraternidade se expressa concretamente pela oferta de doações em dinheiro na coleta da solidariedade. É um gesto concreto de fraternidade, partilha e solidariedade, feito em âmbito nacional, em todas as comunidades cristãs, paróquias e dioceses.

Neste ano, o Dia Nacional da Coleta da Solidariedade será em 12 e 13 de abril, sábado e domingo de ramos.

Todos nós somos convidados a realizar o gesto concreto de solidariedade durante a Campanha da Fraternidade. O gesto deve ter caráter de conversão pessoal, condição para que possamos viver um tempo marcado pelo amor e pela valorização da vida. O dinheiro ofertado deve ser resultado de pequenos sacrifícios ou renúncias durante toda a quaresma, caracterizando o espírito de conversão.Do total arrecadado pela coleta 40%  constituem o Fundo Nacional Solidariedade e se destinam a apoiar projetos de Políticas Públicas, cujas ações revertam em benefícios da saúde de pessoas e comunidades. A CNBB recebe os projetos, analisa a viabilidade de cada um em parceria com a Cáritas Brasileira e, ambas, acompanham o desenvolvimento dos mesmos, os outros  60 % ficam nas dioceses formando o fundo diocesano de solidariedade, para o atendimento de projetos locais.

A participação na coleta da solidariedade deve ser um ato consciente e generoso. O maior beneficiado pelo gesto é cada um de nós que temos  a oportunidade de conversão pessoal; mas não podemos esquecer que o dinheiro arrecadado tem caráter social, pois beneficia muitos irmãos nossos.