Artigos

Tempo Pascal

por: Frei Jorge Luiz Maoski
O tempo da Quaresma que acabamos de viver e celebrar se constituiu num tempo de cuidado com a autenticidade da nossa vida cristã. Esse caminho dos dias da Quaresma ilumina-se agora pela Páscoa, o maior acontecimento da História. O amor de Jesus, um aparente escândalo, consumido na morte de Cruz, foi agora glorificado no silêncio da Ressurreição. Esta ressurreição não foi brilhante, nem espalhafatosa, não teve raios, luzes ou outras coisa a ofuscar os olhos. Nem mesmo foi vista por ninguém, mas teve a força da raiz que mergulha na terra e sustenta e sustenta a vida.


A noite Santa da Páscoa faz-nos também mergulhar na profundidade da nossa existência e ser banhados daquilo que mais jorra da Fé Pascal: a Esperança, a certeza que carregamos no coração, pois sabemos em quem confiamos.

A partir e à luz da noite pascal, que renovou a vida e toda a Criação de Deus, pois na ressurreição de Jesus, Deus fez nova todas as coisas, o cristão não deixa a vida esmorecer, nem se amedronta pelos espinhos, açoites, condenações, abandonos, traições, desprezos, sofrimentos e dores. O Calvário não rça vital da Páscoa permanece e atravessa toda nossa vida, fazendo-nos crer, sempre mais, que o Bem triunfa, a Justiça é feita, a Verdade não será escondida e toda maldade e mentira é desmascarada. Então vale a pena dar a vida, descer à mansão dos mortos e de lá voltar vitorioso. Assim, a morte só poderá nos dominar e vencer se perdermos o sentido da Páscoa.

O ensinamento do Mistério Pascal tem que soar forte cada dia dentro de nós: o mundo tem morte, pobreza, maldade, pecado, injustiça, sofrimento e dor inexplicáveis, traição, egoísmo e ambição de todo tipo. Mas isso tudo não vence nem convence.

A Ressurreição de Jesus sepultou toda essa sujeira e fez aparecer triunfante uma outra história: a História do AMOR, DO PERDÃO, DA JUSTIÇA, DA VERDADE, DA PARTILHA, DO BEM, DA PAZ......A PÁSCOA DE JESUS É NOSSA PÁSCOA. Não é acontecimento passado, nem saudosismo, mas é realidade vivida e experimentada hoje por todos aqueles que se deixam iluminar pela Luz do Ressuscitado. Por isso proclamamos e testemunhas que vale a pena viver como Jesus viveu. Somos chamados a ser testemunhas da esperança e viver como povo ressuscitado desde já, pois já aqui na terra nos é dado experimentar as realidades do Céu.

FELIZ PÁSCOA A TODOS, PAZ E BEM