Artigos

Frei José Aussems

por: R.I.P. franciscanos.org.br
Faleceu no dia 21/10 nosso querido Frei José Sua passagem por Bauru deixou um rastro de fé e dedicação. Com sua fala mansa e pausada e seu sorriso cometido fez-nos um bem grandioso.


Na homilia feita por frei Claurêncio Neotti, por ocasião do jubileu de prata de vida sacerdotal do Frei José, no dia 12 de dezembro de 1986, algumas frases podemos fazer nossas aos tentarmos caracterizar o frade menor que ele foi.

"Eu queria lhe agradecer, Frei José, em nome do Ministro Provincial, e em nome dos frades do Regional, que aqui o cercam no maior dos carinhose quentura fraterna, pelo seu sim, pela sua disponibilidade (...) Queremos lhe agradecer o seu sim justamente por você saber que ele não significa a ausência de sofrimento e de conflitos. O sim de Maria nos é exemplo pois a mesma Virgem do sim de Nazaré é a mãe das Dores ao pé da cruz. (...)

Há uma segunda qualidade que você tem realçada. Você é um confrade que todos gostaríamos de ter como companheiro ou como guardião. Mais: além de um espírito fraterno presente em todas as suas atitudes na fraternidade, você tem muito de mãe, daquela mãe de que fala São Francisco na Regra dos Eremitérios. Por isso todos se sentem bem com você. (...)

Se hoje (também no dia 21 de outubro dizemos!) você pode repetir a última frase do Evangelho que lemos na missa, e que é a primeira Magnificat: Me rejubilo em Deus que Ele lhe conceda, como concedera a Maria, gerar sempre o Cristo aos homens e mulheres pela bondade e paciência , por seu espírito fraterno e maternal, por seu constante, firme e renovado sim.

Que, do céu, Frei José, com o seu Sim eterno, possa continuar nos ajudando a gerar o Cristo em nós!