Maria na Espiritualidade Pascal

por: Frei Jorge Luiz Maoski
Mês de Maio, dedicado à Maria, costuma cair no tempo Pascal. A devoção à Nossa Senhora no tempo Pascal ajuda a celebrar essa devoção mais intensamente. Maria é modelo de serviço à vida e à Igreja. Rainha e Mãe, ela continua a dizer a todos nós: “faça-se em mim segundo a tua palavra... fazei tudo o que Ele vos disse”. Assim, a água continua a transformar-se em vinho.

Os Atos dos Apóstolos narram a presença de Maria junto aos discípulos (At 1,14). Maria esteve desde o início com Jesus e com a Igreja que ia nascendo, pela fé e testemunho dos discípulos. Juntos se preparam para Pentecostes, dom do Espírito Santo. Como Maria, não somos apenas ouvintes da Palavra, mas testemunhas vivas no serviço à vida. A exemplo de Maria, nos tornamos também mães do Senhor, vivendo o mandamento do Amor.

Maria concebeu, pela ação do Espírito Santo, seu Filho Jesus. Hoje ela continua a conceber sua filha, a Igreja. Ela é a Mãe da Igreja. Vivendo e celebrando o mês de Maria, saibamos imitá-la, deixando que o Plano de Deus se realize em cada um de nós. Aprendamos com Maria a fazer a vontade de Deus, mesmo em meio a medos e dúvidas. Como Maria sejamos uma presença fiel e servidora na Igreja de seu Filho, vivendo a nossa vocação e realizando nossa missão, nas pequenas coisas do nosso cotidiano. Maria é grande porque soube fazer bem as pequenas coisas da vida. Que a Estrela da Evangelização interceda por nós, nossas famílias e por toda a Humanidade. Salve Maria.

Frei Jorge Luiz Maoski